Aferymed

Renovação da Qualificação da Aferymed

O Despacho IPQ nº 370/2017 que qualificava a Aferymed como OVM de pré-embalados caducou no passado dia 31 de dezembro de 2019. Até aqui, a Aferymed sempre atuou em todo o território nacional, sendo opção do embalador escolher qual OVM com quem pretendia realizar a verificação metrológica de pré-embalados.

Em 2020 a Aferymed ficou novamente qualificada como OVM de pré-embalados, mas a partir do dia 1 de janeiro deste ano, por emissão de Despacho IPQ, apenas poderá atuar nos concelhos que lhe foram atribuídos. Essencialmente caberá à Aferymed a realização das verificações de pré-embalados às entidades cujas instalações se situam no Norte e Centro do país, sensivelmente a partir da região de Leiria.

Os vários municípios de atuação da Aferymed podem ser consultados aqui. As entidades que até aqui solicitavam à Aferymed a verificação metrológica de pré-embalados e que não se encontram nos municípios aqui referidos terão de consultar outro OVM para solicitar a verificação metrológica.

O Despacho que qualifica a Aferymed como OVM de pré-embalados, embora já tenha sido emitido pelo IPQ, deverá ainda ser publicado em Diário da República, pelo que será necessário aguardar pela sua publicação para que o mesmo possa estar disponível publicamente.

Na figura 1 apresentamos a azul os vários municípios de atuação da Aferymed.
  • Text Hover
Figura 1