Your address will show here +12 34 56 78

Referencial de Análise de Registos

Na sequência da candidatura ao Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico – Vales apresentada ao Programa Operacional Regional do Centro, apoiada pelo FEDER, a AFERYMED - AFERIÇÃO E MEDIDAS, LDA viu aprovado o projeto nº 16110, designado por “Referencial de Análise de Registos”.
Um projeto cofinanciado por:
  • Text Hover
DESIGNAÇÃO DO PROJETO

Referencial de Análise de Registos

CÓDIGO DO PROJETO

CENTRO-01-0247-FEDER-016110

REGIÃO DE INTERVENÇÃO

Centro

OBJETIVO PRINCIPAL

Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

ENTIDADE BENEFICIÁRIA

AFERYMED – Aferição e Medidas, Lda

DATA DE APROVAÇÃO

06/01/2016

DATA DE INÍCIO

16/03/2016

DATA DE CONCLUSÃO

28/12/2016

CUSTO TOTAL ELEGÍVEL

20.000,00 €

APOIO FINANCEIRO DA UNIÃO EUROPEIA

FEDER – 15.000,00€

Objetivos

Este projeto de I&DT teve como objetivo a elaboração de um referencial de avaliação e análise estatística dos registos realizados pelas empresas embaladoras no controlo metrológico da quantidade pré-embalada que é obrigatório para garantir a conformidade do produto alimentar com a rotulagem e outros requisitos.
De notar que AFERYMED criou este referencial de análise de registos e disseminou-o pelo setor de forma abrangente, incluindo embaladores, concorrentes, entidades reguladoras e fiscalizadoras e o consumidor.

Atividades

Foram definidas oito atividades chave para o desenvolvimento deste projeto:

01

Definição da estrutura base do referencial de análise.

02

Criação de um roadmap com as estratégias de análise para cada tipo de processo de embalamento de produtos em massa, volume, peso escorrido e congelados.

03

Definição das ferramentas estatísticas mais adequadas para o controlo metrológico dos produtos pré-embalados e como devem ser implementadas e interpretadas quer pelos embaladores quer pelas entidades verificadoras/ fiscalizadoras.

04

Elaboração de um template de relatório de auditoria.

05

Elaboração de um procedimento para a implementação do controlo estatístico nos embaladores e respetiva análise dos dados.

06

Seleção de casos de estudo que exemplifiquem, quer a implementação do controlo estatístico dos processos pelos embaladores, quer o procedimento de auditoria.

07

Elaboração do referencial de análise de registos.

08

Disseminação do referencial por todos os intervenientes no controlo metrológico de produtos pré-embalados (embaladores, outros OVM, entidades reguladoras/inspetoras, consultores, organismos de metrologia, e publico em geral).

Todas as atividades foram realizadas na íntegra conforme o Referencial de Tratamento Estatístico de Dados, completamente inovador no contexto nacional, e que foi editado em Livro e oferecido a todos os participantes na “FORMAÇÃO 2 EM 1 - Controlo Metrológico de Produtos Pré-embalados e Tratamento estatístico de dados, organizado pela AFERYMED, que se realizou a 7 de abril 2017, em Leiria.

Em resumo, podemos afirmar que o Referencial de Tratamento Estatístico de Dados, apresenta como resultados do processo de I&DT desenvolvido:

01

Um procedimento de auditoria aos registos do controlo do processo realizado pelos embaladores.

02

Propõe um procedimento para a implementação, pelos embaladores, do controlo estatístico de processos de embalamento que ajuda as entidades verificadoras/fiscalizadoras a realizar a auditoria aos processos.

03

Criou-se um roadmap com estratégias de análise de registos do controlo de diferentes tipos de processo de embalamento, destacando as suas principais causas de variação.

04

Definiram-se ferramentas estatísticas que permitem demonstrar o comportamento dos processos de embalamento e o grau de cumprimento dos requisitos legais.

Um dos pontos chave de inovação deste referencial é ter a capacidade de responder aos requisitos e especificações de vários processos de embalamento de produtos em massa, volume, peso escorrido e congelados.

Pode consultar o Referencial de Tratamento Estatístico de Dados aqui.